Quem Somos

Zupo, artista visual, designer e professor

WWW.ZUPO.COM.BR

51 - 9999 4629


Isabel de Castro, artista, professora e curadora

O Farol, Observatório de Arte, é um sonho que se realiza! Um espaço para aulas, exposições e intercâmbios. Uma observação ativa!

Gosto das ações-formiga, a longo prazo. Dedico este lugar aos alunos passados e futuros.

E agradeço a todos os colegas pelas contribuições ao longo desses anos de prática artística.

Para quem ainda não me conhece, sou doutoranda em cinema, na FAMECOS/PUCRS. Sou graduada em Artes Plásticas, (Gravura e Desenho) na UFRGS, desde 1981. Em 1985, comecei a lecionar no Instituto de Artes e, em 1990, fui para São Paulo, cursar o Mestrado na USP, me desligando da UFRGS em 1992. Em 1995, retornei a Porto Alegre, onde me dediquei por 3 anos à decoração de interiores, trabalhando com pinturas especiais em parades e móveis. Em 1998, fui convidada a lecionar na UTP, em Curitiba, onde permaneci pelos próximos 4 anos, retornando a Porto Alegre em 2003, onde ingressei na FEEVALE, para ministrar Gravura, Estética e Projetos de Graduação, por 3 anos. Em 2004, reingressei na UFRGS (Professora Substituta) na área de Percepção Visual. Também ministrei oficinas de pintura no Atelier Livre da Prefeitura em várias oportunidades desde 2005. Atualmente, leciono Desenho de Observação, no Curso de Design e História da Arte, no Curso de Propanda e Publicidade, na ESPM, desde 2007;  além das aulas no Farol.

Quanto ao meu trabalho pessoal, nos anos 80 atuei muito na gravura em metal, fazia parte de um atelier chamado Gente, Água & Tinta. Durou 6 anos. Obtive prêmios e participei de exposições coletivas. Minha última individual foi na Casa de Cultura Mário Quintana, com a exposição Coração de Luz, em 2003. E a minha coletiva mais recente foi As Três Graças, no próprio FAROL.

Em 2010 e 2011, estive na coordenação da Bienal B, tem me trouxe muita alegria e peregrinação!

Também tenho organizado outras exposições, no Espaço Cultural da ESPM: Os Gravo-Gráficos e Zuporama, em 2008.

Sendo assim, ... muito prazer!

www.isabeldecastro.pro.br

 

Opalka Zupo: vigia, cão viralata, branco com manchas marrons, focinho e olhos negros.

Pela foto pode-se ver a periculosidade do animal. Atualmente, tem 5 anos e 6 meses.

Site desenvolvido pela wwsites